Sobre o INSTITUTO DE CINESIOLOGIA HUMANA DE SÃO PAULO -- ICHSP



O Instituto de Cinesiologia Humana de São Paulo -- ICHSP, fundado em 20 de maio de 2002, surgiu como uma unidade cultural da Associação das Unidades Culturais do Colégio Renovação, localizado no bairro Jardim da Saúde, na cidade de São Paulo, estado de São Paulo, Brasil. Participaram diretamente de sua instalação, José Guilmar Mariz de Oliveira, Laércio de Moura Jorge, Marcelo Barreto da Silva Marcondes Salgado, Ricardo Yoshio Silveira Ribeiro, Savério Joaquim Cagnoni e Viviane Checchia Jorge.

As atividades do ICHSP têm sido desenvolvidas nas dependências do Colégio Renovação, contando e recebendo o apoio para a realização das mesmas, por meio da colaboração inestimável de seus dirigentes, funcionários e professores. É importante ressaltar os esforços e a valiosa contribuição de seu Diretor Mantenedor, Ézio Conte, e de sua Diretora Geral, Sueli Maria Bravi Conte.

Desde 2008, o ICHSP está vinculado, como um ramo científico e educacional, à empresa Vitor B. da S. M. Salgado, Eventos ME, (V.Studio Produções e Eventos), com sede e foro na cidade de São Bernardo do Campo, estado de São Paulo.

O objetivo do ICHSP está relacionado com o estudo específico do movimento humano no sentido de produzir, organizar, sistematizar, acumular e divulgar conhecimentos pertinentes (1) a otimização das potencialidades e possibilidades do ser humano para movimentação genérica ou específica e habilidosa e, em correspondência, (2) a capacitação para, em relação ao meio em que vive, agir (interagir, adaptar-se, transformar, etc.), na busca de benefícios para a sua qualidade de vida.

O ICHSP é constituído, organizado e dirigido por meio de uma Coordenadoria Geral e Quatro Coordenadorias Adjuntas, atualmente assim integradas:

Coordenador Geral:
José Guilmar Mariz de Oliveira

Coordenadores Adjuntos:
Laércio de Moura Jorge
Marcelo Barreto da Silva Marcondes Salgado
Ricardo Yoshio Silveira Ribeiro
Fábio Marchioreto

As principais atividades do ICHSP incluem:

a) Reuniões periódicas para apresentação e estudo de temas específicos relacionados com o movimento humano, concernentes aos objetivos do ICHSP;

b) Reuniões periódicas para apresentação e discussão de temas relacionados com a elaboração do planejamento de programas do componente curricular Cinesiologia Humana (Educação Física) no âmbito da Educação Escolar Básica no sentido de continuamente acompanhar o processo ensino-aprendizagem, mais especificamente no que diz respeito a seus objetivos, conteúdos, estratégias de ensino e procedimentos de avaliação.

c) Reuniões periódicas para a elaboração de planos de aulas do componente curricular Cinesiologia Humana (Educação Física), para os diversos níveis e séries da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

d) Planejamento e oferecimento de projetos relacionados com o desenvolvimento de atividades para a comunidade do Colégio Renovação (alunas, alunos, mães, pais), com ênfase em orientações práticas sobre o “movimentar-se” em busca de benefícios para a qualidade de vida. Na relação desses projetos estão: “Movimentar-se jogando bola”, “Movimentar-se fazendo ginástica”, “Movimentar-se no meio aquático”, “Movimentar-se dançando”, “Movimentar-se jogando voleibol”, “Movimentar-se jogando handebol”, “Movimentar-se jogando futebol”, “Movimentar-se andando” e “Movimentar-se correndo”.

e) Oferecimento de Cursos, Encontros e Palestras, com características de “Capacitação Profissional” relacionados com o Planejamento e Implementação de Programas de Educação Física (Cinesiologia Humana) no âmbito da Educação Escolar Básica, incluindo os níveis de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

f) Publicação semestral do MOVIMENTAR-SE, boletim oficial das atividades do ICHSP.